expresso medianeira

70 anos transportando a história de Santa Maria

Diogo Brondani

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto; Diogo Brondani (Diário) 
O diretor comercial do Diário, Renor Beltrami (à esq.), entrega troféu ao diretor administrativo da Medianeira, Victorino Saccol

Transportar passageiros com qualidade, segurança, confiabilidade e pontualidade é o lema da Expresso Medianeira, empresa que presta esse serviço à comunidade santa-mariense há 70 anos completados em 14 de março. Fundada em 1951 pela família Saccol, tinha como sócios pioneiros os irmãos João, Alfredo, Ricardo, Jorge e Olinto, os quais iniciaram as operações com três ônibus que atendiam a região sul de Santa Maria.

Passadas sete décadas, e algumas reformulações societárias, o comando segue com a família, conforme o explica o diretor administrativo, Victorino Saccol.

- Somos uma sociedade familiar. Já passamos por diversas sucessões e o respeito que temos uns aos outros é muito grande. Sempre discutimos os assuntos juntos. Somos sete sócios que, na hora das decisões, não votamos, mas, sim, buscamos o convencimento para chegar a uma unanimidade, procurando com que todas as partes sejam atendidas - revela.

Para Saccol, um dos passos da longevidade da Expresso Medianeira é o planejamento sucessório, tratado desde cedo entre os descendentes da família.

- Temos sucessores que trabalham na empresa, mas o fato de ele gostar ou querer, não significa que ele fique aqui. Precisa estar capacitado para atuar na função, ser competitivo e melhor do que o mercado. Outros têm seus negócios particulares, mas não deixam de ser sócios. Eles são chamados para algumas decisões, pois entendemos que é necessário um olhar de fora na hora de uma decisão - explica.

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Atualmente, a Expresso Medianeira tem uma frota de 150 ônibus, convencionais, articulados e micro-ônibus, todos adaptados para pessoas com necessidades especiais. Cerca de 80% das unidades contam com elevadores hidráulicos para acessibilidade e conforto, além de algumas equipadas com ar-condicionado.

CINCO PILARES 

Focada na melhoria dos serviços, a Medianeira vem, ao longo dos anos, investindo em expansão de frota e manutenção, inovação, modernização, conforto, geração de emprego e atendimento às necessidades da comunidade. Isso tudo, segundo Saccol, é baseado em cinco pilares fundamentais.

- O acionista tem que ser bem valorizado, além de financeiramente, ele precisa ter orgulho da instituição, se não ele pega o dinheiro e leva para outro lugar. Depois, os colaboradores, que são fundamentais, e os clientes, que são para quem trabalhamos. Outro é o fornecedor, que tem que receber em dia, já que é parceiro de negócios e valorizamos muito quem é daqui, seja em peças, produtos ou insumos. Por fim, a sociedade. Trabalhamos pela comunidade, a qual nos proporciona a possibilidade de agregar valor ao negócio.  

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Pandemia alterou o rumo de projetos para a melhoria dos serviços na cidade

Assim como em demais setores, o transporte precisou se adaptar às novas rotinas impostas pela pandemia. Desde a redução do quadro funcional até a diminuição de ônibus rodando pelas ruas e que estão sofrendo com a ação do tempo no pátio da empresa. Até o início de 2020, a direção estava se preparando para o processo licitatório do transporte público que estava sendo planejada pelo Executivo.

- Tínhamos um projeto para enfrentar a licitação em janeiro de 2020, que foi suspensa em função da pandemia. Nossos esforços estavam direcionados a isso, a um contrato mais organizado para atendermos melhor a comunidade. Aí veio a pandemia e o nosso planejamento estratégico foi para o buraco. Hoje, ele não serve mais. Vamos esperar qual vai ser o novo normal que teremos para entender como serão oferecidos os nossos serviços. A nossa reserva financeira foi toda usada e, hoje, a nossa ideia é sobreviver - diz Victorino Saccol.

Ao longo dos 70 anos, os investimentos em qualidade e padrão de atendimento rendeu à empresa inúmeros destaques, como premiações nacionais e reconhecimentos, entre eles o Certificado ISO 9002, o Troféu Ouro do Prêmio Qualidade-RS do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), entre outros de responsabilidade social e envolvimento com a comunidade.

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- A Expresso Medianeira foi referência de qualidade no país inteiro e considerada uma das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil, o que a deixou conhecida em todo território nacional. Isso nos motiva a seguir em frente - analisa Saccol.

RECONHECIMENTO

Pelos 70 anos e como forma de reconhecimento pelos serviços prestados, além da contribuição para o desenvolvimento da cidade, geração de emprego e renda, o Diário entregou um troféu à direção da Medianeira, na última segunda-feira. A homenagem foi feita pelo diretor comercial, Renor Beltrami, e o pelo gerente geral, Alexandre De Grandi.

A Expresso medianeira

  • Fundação - 14 de março de 1951
  • Frota - 150 ônibus
  • Empregos gerados - 441 em Santa Maria
  • O grupo - Transporte coletivo em Ijuí, Cruz Alta, São Borja, Ponta Porã (MS) e Dourados (MS); Água Mineral Fonte da Ilha, Medianeira Mecânica, Randon Implementos e Holding de Patrimônio

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